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Entenda de uma vez por todas o que é MVP

Entenda de uma vez por todas o que é MVP e como ele pode ser a chave para o sucesso do seu negócio!

Ouviu falar de MVP e não faz ideia do que significa? Ou tem uma ideia inovadora e pretende colocá-la em prática, mas não se sente seguro em investir tanto inicialmente?

Então você chegou ao lugar certo! Nesse artigo iremos te explicar de forma simples o que é um MVP e como ele pode ser útil à sua ideia de negócio.

Afinal, o que é um MVP?

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, em uma tradução literal: Mínimo Produto Viável. De uma forma simples, podemos defini-lo como uma versão de um produto que contém somente funcionalidades básicas para seu funcionamento.

Isso significa que o MVP será um protótipo funcional do seu negócio, ou seja, é a versão inicial do que poderá se tornar no futuro. Esse conceito é bastante difundido no mundo da tecnologia para construção de softwares, mas pode ser também aplicado a um serviço ou produto.

Quando um MVP pode ser útil?

Para negócios em fase de idealização, nada melhor que poder contar com a ajuda do seu público-alvo para definir a viabilidade do seu negócio, assim é possível analisar o quanto seu negócio será bem recebido pelos clientes antes de realmente investir nele.

É importante que esse projeto seja realmente funcional, para que os clientes possam fazer testes e opinar sobre o produto, mas sem perder a sua essência principal de investir o mínimo possível no início. Afinal, sabemos ser normal e esperado que fiquemos empolgados com uma nova ideia e talvez sintamos vontade de lançá-la da melhor forma, mas muitas vezes a melhor forma possível é na verdade a forma mais simples.

Além disso, também é possível apresentar sua startup para o mundo por meio do MVP e mostrar a visão de futuro do seu negócio.

O conceito de MVP realmente funciona?

Uma pesquisa do IBGE aponta que mais de 20% das empresas abertas no Brasil, infelizmente, acabam encerrando suas atividades em menos de 1 ano após a inauguração. Esse dado fica mais alarmante com o passar dos anos, mais de 35% após 2 anos e mais de 52% após 5 anos. Um dos motivos mais comuns é a falta de fluxo de caixa, por ser investido um valor muito elevado em uma ideia que não foi testada ainda.

Esse é um dado que pode assustar em um primeiro momento quem está pensando em empreender, mas e se houvesse uma maneira de testar esse negócio antes de realmente investir nele?

É exatamente agora que seu MVP deve entrar em cena!

Estudo de caso

Imagine que sua ideia seja fornecer marmitas saudáveis e congeladas de uma forma automatizada nas academias de todo o Brasil. Como se fossem máquinas de refrigerante, mas ao invés disso, marmitas que a pessoa pagaria via cartão ou QR Code, pegasse sua marmita e conseguisse levar para casa ou esquentar em um micro-ondas que ficaria próximo à máquina de marmitas.

Para essa ou qualquer outro tipo de ideia de negócio, existem 3 cenários possíveis: a venda de marmitas ser um sucesso e seu lucro ser existente. O produto vender de forma satisfatória, mas não o suficiente para gerar lucros. As marmitas venderem tão pouco que trariam prejuízo para quem está produzindo.

Montar uma estrutura para fornecer e armazenar as marmitas em território nacional pode ser extremamente caro e muito provavelmente, por não conhecer ou não entender a ideia, as academias teriam resistência em adotar a parceria. Mas e se ao invés de arriscar tanto, você apostasse em uma versão reduzida da sua ideia?

Poderia, por exemplo, fechar uma parceria com 2 ou 3 academias do seu bairro  e testar seu modelo de negócio. A primeira versão da marmita, com certeza, evoluiria quando os feedbacks dos clientes começassem a chegar. Assim, você poderia aprimorar seu produto e oferecer uma marmita que agradasse a maioria das pessoas e que também seja viável para o seu negócio, além de apresentar sua marca ao mundo para ela poder crescer exponencialmente.

Casos de sucesso

Aposto que você conhece alguns nomes como: Facebook, Nubank, Uber, Spotify, Easy Taxi, Amazon, Airbnb, Dropbox, Facebook, Groupon, Twitter, Spotify e iPhone.

Todos eles são exemplos de produtos ou empresas que tiveram seu início definido por um MVP. Como você pode perceber, o MVP pode sim ser o início de algo que, no futuro, se tornará gigante e o segredo do sucesso dessas e várias outras empresas está justamente em investir conforme a resposta positiva do público.

Por isso, ao pensar em um negócio ou produto inovador, tenha sempre em mente que nem sempre a melhor forma é a mais robusta. Lembre-se que, geralmente, menos investimento trará um retorno mais rápido.

Para que um MVP seja realmente funcional e te entregue o melhor valor com o mínimo possível, uma equipe especializada é essencial para que o negócio atinja seu potencial máximo. Para te ajudar nessa jornada, você pode contar com a IGNIS Digital, nós somos especialistas em MVPs e estruturação de negócios no mundo digital. Estaremos te esperando para seguirmos juntos essa jornada, clique aqui e solicite o seu orçamento.

26 de jul. de 2022

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